Você, com certeza, já viu uma lavanderia automática em algum filme de Hollywood. Popularmente chamados de laundromats nos Estados Unidos, esses estabelecimentos oferecem máquinas de lavar e secar no sistema self-service. Ou seja, você paga, libera a máquina e usa.
As lavanderias automáticas podem deixar qualquer viagem internacional muito mais prática e fácil. Similares às lavanderias compartilhadas brasileiras que utilizam o sistema da Wash&Go, esses locais garantem acesso às máquinas de lavar e secar por preços competitivos.
A diferença é que, na maior parte das lavanderias automáticas fora do Brasil, o pagamento é feito através de fichas ou moedas. O sistema de lavagem facilita a vida dos viajantes. Por exemplo, mesmo passando 30 dias em outro país, a pessoa pode levar roupas apenas para a metade do período e lavar todas as peças durante sua estada.
Embora não sejam comuns aqui no Brasil, em lugares como a Europa e a Ásia, por exemplo, é possível encontrar essas lavanderias praticamente em cada esquina, o que torna tudo ainda mais acessível.
Nessas lavanderias o sistema de self-service é levado à risca, ou seja, não há nenhum funcionário presente para te instruir sobre como utilizar as máquinas. Por isso, é importante já ter uma noção básica quando for viajar.
Como faço para utilizar o sistema das lavanderias automáticas?
Por mais que pareça extremamente complicado no início, assim que se entende a lógica da coisa, tudo fica muito intuitivo. Essas lavanderias basicamente funcionam seguindo os seguintes passos:
- Compre sabão e amaciante na própria lavanderia;
- Encontre uma máquina livre;
- Insira moedas de acordo com o valor estipulado pelo estabelecimento para o tempo de lavagem. Nos Estados Unidos, por exemplo, muitas lavanderias aceitam apenas moedas de 25 centavos, chamadas de quarter dollar, ou um quarto de dólar;
- Programe a máquina com o tipo de lavagem desejada;
- Insira o sabão e o amaciante nos compartimentos adequados;
- Pressione o botão de start;
- Pronto, agora é só esperar suas roupas ficarem limpas!
Além das máquinas de lavar, normalmente esses locais também possuem secadoras que funcionam no mesmo modelo e podem ser utilizadas após a lavagem.
É importante ressaltar que, embora a maioria siga um mesmo padrão, cada lavanderia tem suas particularidades. Em algumas, por exemplo, existem máquinas que trocam notas por moedas para que seja possível a utilização das máquinas.
Outras ainda contam com wifi, máquinas de salgadinhos e refrigerantes, carrinhos para o transporte das roupas da máquina de lavar para a secadora, entre outros itens. Por isso, é importante que as placas contendo as instruções de cada lugar sejam sempre lidas com cuidado.
Agora você não vai mais passar sufoco em lavanderias quando viajar para fora do Brasil! Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o blog da Wash&Go.