Uma mancha indesejada pode causar danos ou até a perda de uma peça. E para evitar esse prejuízo é importante ficar atento ao tipo de mancha e quais os procedimentos para tirá-la sem que o item fique desbotado ou prejudicado.
Para ajudar os usuários, listamos os principais tipos de mancha e como proceder com cada uma delas. Confira!
Mancha de bebida
Um dos tipos de manchas mais comuns são aquelas causadas por bebidas, como café ou vinho. Para não prejudicar a peça, tente limpar a região manchada assim que possível.
Caso o acidente tenha acontecido com café, uma dica é utilizar o bicabornato de sódio. Já em relação ao vinho, não esfregue a peça. Coloque um guardanapo ou papel toalha para tirar o excesso. Em seguida, lave o item com água e sabão.
Lembrando que essas dicas são válidas para acidentes que acabaram de acontecer. Caso a mancha já esteja seca, o indicado é aplicar vinagre branco ou um tira manchas.
Mancha de graxa
Esse tipo de mancha é extremamente comum e resistente. Para não perder a peça, o indicado é colocar água quente na região que sofreu o acidente. Com o auxílio de uma escova macia, esfregue sabonete na área.
Em seguida, deixe a peça descansar por alguns minutos. E para finalizar, esfregue novamente e coloque a roupa para lavar.
Mancha de maquiagem
É muito comum que o uso frequente de maquiagem acabe causando manchas nas peças de roupa, principalmente próximo da gola ou na manga. E para remover essa marca é importante observar o tipo de produto que causou o estrago e qual o tecido do item.
Em geral o recomendado é usar álcool na região manchada e, logo após, lavar normalmente a peça. Mas caso o produto tenha uma fixação mais forte, vale esfregar gelo e detergente na área afetada.
Mancha de desodorante
Esse é o tipo de mancha mais comum em peças de diferentes modelos, tamanhos e estilos. A maioria dos desodorantes, por conta da sua fixação, costumam marcar as blusas e camisetas.
Para retirar esse tipo de mancha existem algumas soluções. A primeira delas é deixar a peça de molho com água e vinagre branco. Também é recomendado esfregar a região afetada com esponja e água oxigenada.
Para manchas mais antigas e resistentes vale utilizar a mistura de bicabornato de sódio com limão. Coloque essa dupla na área manchada e deixe por alguns minutos. Para finalizar, lave a peça normalmente.
IMPORTANTE: antes de usar as técnicas mencionadas acima, confira as recomendações da etiqueta. Tecidos mais sensíveis podem sofrer danos irreversíveis caso sejam colocados em contato com produtos químicos.
O que achou das dicas?!
Fique por dentro de diferentes dicas. Nosso blog é recheado de sugestões e informações. E para saber mais sobre a Wash & Go, a solução definitiva para as lavanderias compartilhadas, acesse o nosso site e saiba mais!