O corte de gastos é uma estratégia bastante comum para quando se precisa otimizar o orçamento do condomínio. Retirando aqueles custos excessivos, algumas vezes supérfluos, é possível melhorar o rendimento do caixa.

A tática de muitos condomínios que veem seus gastos ultrapassando o valor acumulado em caixa é fazer cortes estratégicos de despesas. Entretanto, quando o corte é feito sem um bom planejamento, o condomínio pode se deparar com consequências desagradáveis, que podem prejudicar os moradores.

Ter um plano é essencial. É preciso estudar as possibilidades e os resultados que se espera obter, para que, assim, o corte traga a economia que se espera, sem acarretar problemas. O mais importante é entender que esses resultados provavelmente não serão imediatos. Algumas vezes, planejar um meio de economizar em longo prazo significa investir em soluções mais consistentes.

Um investimento interessante, por exemplo, é no sistema de captação de água da chuva, que pode reduzir o valor da conta de água em até 25%. Outra ideia interessante é a substituição das lâmpadas convencionais pelas de led com sensor de movimento. Com esse investimento, o custo da conta de energia elétrica pode diminuir em até 90%.

Como cortar gastos de forma inteligente?

A primeira etapa do trabalho é identificar os custos que podem ser cortados ou diminuídos. Por vezes, dependendo do que gera esse custo, é possível buscar uma solução mais econômica ou negociar com fornecedores e prestadores de serviço.

Nos condomínios, a terceirização e a automatização são processos que ajudam a gerar economia. Outra dica, agora para os condomínios que possuem lavanderia, é apostar em um sistema de gestão como o da Wash & Go, que otimiza o uso das máquinas e reduz gastos com água e energia.

Antes de tomar qualquer decisão, todos os moradores precisam estar conscientes e de acordo. Faça uma reunião, mostre suas propostas e escute as possíveis sugestões. O pensamento coletivo é bem interessante nesse momento.

Nessa conversa você também pode (e deve) propor uma reflexão sobre os cuidados com os espaços compartilhados e a preservação do patrimônio. Afinal, esse cuidado resultará em economia com a manutenção do condomínio.

Com uma estratégia pensada em conjunto, o corte de gastos não será prejudicial, muito pelo contrário. Ele poderá trazer benefícios que serão favoráveis a todos. Você só precisa analisar e prever quais pequenas mudanças podem gerar grandes resultados!

Para saber mais sobre a solução da Wash & Go para lavanderias compartilhadas, clique aqui!