Quase todo mundo tem uma tendência em relacionar espuma à limpeza. Essa cultura é resultado daquilo que os comerciais de detergente e shampoo sempre mostraram ao público consumidor. Por isso, temos a impressão de que quanto mais espuma, melhor será a higienização, mas isso nem sempre é verdade!
No caso das lavagens de roupas, por exemplo, o excesso de espuma pode até atrapalhar o processo de limpeza. Isso porque ela diminui o atrito entre as peças na máquina de lavar, atuando como se amortecesse esse contato entre os tecidos e a máquina.
Na prática, o atrito é essencial para a boa higienização das roupas e, por consequência, a falta dele pode resultar em roupas mal lavadas e com odores desagradáveis. Tenha sempre em mente que não adianta acrescentar uma quantidade muito grande de sabão na máquina. Não é a quantidade que importa, e sim a qualidade do produto.
Dicas para uma boa lavagem de roupas
Outra consequência do uso excessivo de produtos para gerar espuma é o desperdício de água. A máquina precisará encher mais vezes para realizar o enxágue, caso detecte a presença de espuma nas roupas.
Isso acontece porque as máquinas, sobretudo as mais modernas, possuem um sensor que monitora a quantidade de espuma e que a entende como sujeira e, por isso, repete o processo de enxágue até eliminá-la completamente. Isso resulta em desperdício de água e de energia elétrica, e ainda pode acabar danificando o tecido das roupas.
Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), em cada lavagem, uma máquina de cinco quilos pode gastar até 135 litros de água. De todo o consumo de água do Estado de São Paulo, 21% correspondem às lavagens de roupas em casa.
Agora, numa lavagem com quantidade consciente de produtos que geram espuma, a economia de água pode chegar a 25%. Imagine o impacto que isso pode ter no seu bolso e no meio ambiente. Além disso, suas roupas ficarão mais cheirosas e bem lavadas.
Existem no mercado vários produtos que ainda geram muita espuma justamente para conquistar o público que acredita que espuma é sinônimo de limpeza. Mas agora que você já sabe a verdade sobre isso, faça uma boa pesquisa e aposte nos produtos com alto rendimento, menos espuma e mais qualidade. Você verá que, com o uso consciente, seus resultados serão muito melhores nas lavagens de roupa.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos e familiares. Mais gente precisa aprender a fazer escolhas melhores na hora ir ao supermercado! E continue acompanhando o blog da Wash & Go para mais dicas!