Com a flexibilização gradual do isolamento nas principais cidades brasileiras, o ritmo de vida começa a voltar ao normal aos poucos para muitas pessoas. Mas é importante ressaltar que a pandemia do Coronavírus não está controlada no Brasil e que as medidas de prevenção ainda precisam da atenção da sociedade.
Evitar aglomerações, manter hábitos de higiene, usar a máscara nas ruas, em espaços coletivos e comércios, usar o álcool em gel e respeitar o distanciamento social são medidas fundamentais e que devem ser colocadas em prática pela população para que a propagação do vírus seja reduzida.
Para quem utiliza lavanderias compartilhadas, as regras também devem ser seguidas. Os serviços de vigilância em saúde orientam que os usuários avaliem as medidas preventivas necessárias para o atual cenário epidemiológico do país.
Para te ajudar, listamos aqui as principais orientações das autoridades de saúde. As regras valem para lavanderias coletivas em condomínios e para lavanderias em hotéis, pousadas, academias, clubes e outros ambientes. Confira!
Distanciamento social – Para minimizar o risco de contágio por Covid-19, o ideal é manter o distanciamento social de pelo menos um metro entre as pessoas. O uso de máscaras segue obrigatório em muitas localidades, em cumprimento a decretos municipais e estaduais.
Higienização – É imprescindível aumentar o rigor com a higienização dos ambientes. Além da limpeza profunda das superfícies com produtos específicos, é importante disponibilizar álcool em gel 70% para os usuários da lavanderia. O ambiente deve ser mantido ventilado.
Comportamento na hora da lavagem – Ao utilizar a lavanderia do condomínio, cada usuário deve fazer a higienização e a desinfecção de objetos pessoais e equipamentos com água e sabão ou solução desinfetante. As roupas não devem ser sacudidas no ambiente. Cada família ou unidade do condomínio deve ter apenas uma pessoa na lavanderia, evitando aglomerações.
Ao voltar para o apartamento – Depois de usar a lavanderia, o usuário deve voltar ao seu apartamento e fazer a remoção de sapatos e roupas. Se possível, é recomendado tomar um banho depois de cada saída, a fim de proteger as pessoas que estão na residência.
É importante ressaltar que o Coronavírus faz parte de uma família de vírus responsável por infecções respiratórias. A transmissão da doença acontece por meio de contato com pessoas infectadas, secreções contaminadas ou pelo ar.
O período de incubação do vírus é de 5 a 12 dias. Neste intervalo de tempo, a pessoa pode começar a manifestar os primeiros sintomas da doença, como febre, tosse e dificuldade para respirar.
Proteja-se!
O momento é de responsabilidade e proteção, com a sua saúde e com a saúde das pessoas que você ama. Por isso, ao usar ambientes compartilhados, como a lavanderia do seu condomínio, adote todas as medidas preventivas.
Baixe o aplicativo da Wash & Go e faça os pagamentos online, sem a necessidade de adquirir fichas para a lavanderia. Assim, você também estará reduzindo sua exposição ao Coronavírus.
Boa tarde, como fica a higienização da parte interna da máquina?? Uma vez que muitas usam e podem lavar vários itens como tapetes, panos de chão, roupa íntima, etc.
Existem alguns procedimentos para Limpeza interna da máquina de lavar, colocamos o passo a passo abaixo:
1 – Com a máquina vazia, coloque ½ litro de água sanitária ou vinagre diretamente no cesto.
2 – Em seguida, escolha o nível alto de água.
3 – Selecione a opção programa de longa duração (pesadas/muito sujas)
4 – Deixe a máquina completar o ciclo de lavagem
Caso sua máquina seja de um condomínio com lavanderia compartilhada o ideal seria conversar com o zelador ou síndico e entender como essa limpeza é feita!