Cada vez mais funcionalidades de pagamentos surgem para facilitar as negociações entre empresas e clientes. Em junho, o WhatsApp anunciou uma novidade neste segmento: o chamado WhatsApp Pay.

Por meio de uma parceria entre o mensageiro e instituições financeiras, a empresa pretende disponibilizar o recurso de envio e recebimento de dinheiro pelo app, tornando as relações comerciais mais dinâmicas, seguras e ágeis.

De acordo com o WhatsApp, o Brasil seria o primeiro país a receber o sistema de pagamentos. No entanto, uma decisão do Banco Central e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) barrou o serviço preventivamente e solicitou mais informações sobre o sistema de pagamento ao WhatsApp.

Agora, antes de ser liberado para operação, o WhatsApp Pay passará por uma análise, para que o BC possa avaliar o impacto deste serviço no mercado de pagamentos do Brasil.

Para que você esteja por dentro do assunto e preparado para usar o serviço quando ele estiver liberado, preparamos um conteúdo especial sobre a forma de operação do WhatsApp Pay. Confira!

Brasil: 1º país a receber o recurso de pagamentos do WhatsApp

O Brasil será o 1º país a testar o novo recurso de pagamentos do WhatsApp. Segundo a própria empresa, a escolha aconteceu por que os brasileiros utilizam muito o aplicativo. O volume de contas é grande, tanto para usuários comuns quanto para pequenas empresas que usam o WhatsApp Business.

Ainda de acordo com a empresa, a ideia é que essa nova funcionalidade ajude no desenvolvimento econômico do país, incentivando ainda mais as vendas de produtos e serviços.

Mas como vai funcionar o WhatsApp Pay?

Basicamente, cada pessoa vai precisar cadastrar no aplicativo um cartão de débito para fazer essa movimentação. Para os usuários, não será cobrado qualquer custo nas transferências.

A novidade também poderá ser usada pelas contas do WhatsApp Business, ou seja, contas empresariais. Mas, diferentemente do que vai acontecer com os usuários que são pessoas físicas, as empresas precisarão pagar uma taxa para receber os pagamentos através do aplicativo.

Para cadastrar o cartão de débito, é muito simples. Veja o passo a passo:

  • Após a atualização do app, o menu do aplicativo vai receber uma nova função. O nome dessa funcionalidade será “Pagamento”;
  • Após clicar nessa função, o usuário poderá solicitar o valor que deseja receber e, logo em seguida, ele será redirecionado para criar uma conta. Somente depois desse processo, o usuário vai conseguir aceitar os Termos de Uso da Plataforma;
  • Também será necessário criar uma senha numérica com 6 dígitos. Além disso, o usuário vai precisar preencher seu nome, CPF e cartão (emitido por bancos parceiros);
  • Para ter mais segurança no processo, será fundamental verificar o cartão com o banco. Essa confirmação poderá ser feita por SMS, app ou e-mail.

Gostou da novidade?

Para acompanhar os desdobramentos do processo de análise e liberação do WhatsApp Pay no Brasil, continue acompanhando o nosso blog. E não se esqueça de baixar o nosso aplicativo, Wash & Go, a melhor solução para facilitar sua rotina em lavanderias compartilhadas pelo país!