Você sabia que alguns erros podem afetar completamente a lavagem das suas roupas?! Eles são comuns, mas muito prejudiciais. Confira quais são essas falhas e evite no seu dia a dia. 

1º erro comum: sobrecarregar a máquina 

Toda máquina de lavar ou secadora tem uma capacidade específica e indicada diretamente no painel ou manual do produto. Respeitar essa orientação é essencial para o bom funcionamento e conservação do produto. 

Quando uma máquina é sobrecarregada, seu motor e sua transmissão precisam trabalhar além do indicado. Com o passar do tempo, essa força exagerada acaba causando danos mecânicos o que torna a vida útil do equipamento muito menor. 

Além disso, uma sobrecarga acaba impedindo que a água e o sabão circulem corretamente entre as peças durante o ciclo. O resultado dessa falha podem ser roupas mal lavadas ou não higienizadas da maneira correta. 

2º erro comum: dosagem errada dos produtos de limpeza

Um outro erro comum na hora da lavagem das peças é incluir no equipamento uma dosagem inadequada dos produtos de limpeza, como sabão líquido ou em pó e amaciante. 

Caso a inclusão seja além do recomendado, o equipamento pode sofrer danos e as peças podem permanecer com resíduos em suas fibras de tecido mesmo após o enxágue. Vale dizer que esses resíduos podem ser prejudiciais à saúde e causar uma série de reações alergias ou irritações na pele.

Já para dosagens inferiores ao recomendado, o prejuízo pode ser uma lavagem inadequada. Ou seja, as sujeiras e os outros agentes químicos acabam não sendo removidos da forma correta. 

3º erro comum: lavagem de todas as peças juntas

Também é muito comum que algumas pessoas acabem lavando todas as roupas juntas e sem qualquer separação. Isso acontece, normalmente, para otimizar o processo de lavagem e tornar o serviço mais rápido. 

Mas você sabia que a não separação pode causar danos irreversíveis a sua peça?! Ao misturar peças coloridas com peças brancas é possível que algumas roupas fiquem manchadas, transformando sua coloração original. 

4º erro comum: escolher o tipo errado de lavagem 

Todas as máquinas de lavar e secadoras oferecem diferentes opções em seu painel. Entre os ciclos mais comuns estão: roupas sensíveis, lavagem rápida e lavagem pesada. 

A nomenclatura pode variar de equipamento para equipamento, mas o conceito é o mesmo: cada tipo de lavagem demanda um ciclo específico para ser realizada da maneira correta. 

Por isso, escolha o ciclo adequado para as suas peças e evite que os tecidos sejam danificados ou sofram uma diminuição da sua vida útil. Cuide das peças e lave corretamente. 

O que achou dessas dicas?!

Continue acompanhando o nosso blog e siga as nossas redes sociais. Nossos conteúdos são sempre atualizados e trazemos diferentes dicas sobre o mercado das lavanderias. Aproveite!