Quanto custa contratar um síndico profissional?

A contratação de um síndico profissional segue a mesma linha  de um síndico morador; a escolha é feita através de votação em uma assembléia de moradores. Nessa reunião é definido o período da prestação de serviços, o horário de trabalho, definição das atribuições e remuneração.

A forma de pagamento pelos serviços é feita através de Notas Fiscais e o regime tributário dos profissionais, geralmente, é o Microempreendedor Individual (MEI).

O custo de um síndico profissional pode variar, como não existe uma tabela com piso salarial, a remuneração é estipulada levando em consideração os seguintes pontos:

  • Número de unidades do condomínio;
  • Número de visitas por semana ao condomínio;
  • Quantidade de áreas comuns e de lazer;
  • Tamanho da equipe de funcionários;
  • Valor da taxa condominial do condomínio;

Sendo assim, o valor mensal pago para um síndico profissional, geralmente fica entre R$1.500 mil a R$ 4 mil mensais, podendo ainda alcançar cifras maiores dependendo da situação. 

Quem pode ser um síndico profissional?

Síndicos profissionais são pessoas capacitadas e qualificadas para atender as demandas de um condomínio. Devem estar sempre em busca de novas formas de melhorar a administração do empreendimento e deixar a vida dos moradores ainda mais agradável. O síndico profissional deve ter algumas habilidades e características específicas, como:

  • Saber lidar com pessoas e manter um bom relacionamento com moradores e funcionários;
  • Te empatia e calma na hora de gerenciar crises e apaziguar conflitos;
  • Possuir afinidade com áreas do conhecimento como administração, contabilidade, direito, recursos humanos e finanças;
  • Ser organizado e disciplinado para saber trabalhar de forma autônoma e independente.

Entretanto, existem algumas pessoas que não podem assumir o papel de síndico. Diretores de faculdades e colégios, magistrados, assim como grão mestres da Maçonaria não podem ser eleitos síndicos – tanto como profissional, quanto como moradores.

Muitos síndicos profissionais iniciam a carreira após atuar como síndico dos condomínios em que moram e acabam pegando gosto pela atividade. Afinal, por que não ganhar dinheiro com algo que você é bom e gosta de fazer?

Nem sempre o síndico profissional precisa de dedicação exclusiva à função. É possível conciliar as tarefas da gestão do condomínio com carreiras que seguem horários flexíveis, com o horário comercial livre. Desta forma, a atividade como síndico pode funcionar como uma fonte de renda extra.

Não existe uma faculdade ou certificação básica para ser um síndico profissional, pois a profissão de síndico ainda não é regulamentada. No entanto, algumas instituições oferecem cursos de capacitação para quem tem interesse em atuar na área.

Falamos um pouco sobre isso no nosso post anterior, vale a pena dar uma olhadinha lá!

Qual a importância do síndico profissional?

O síndico profissional supre um problema que aflige milhares de condomínios Brasil à fora: moradores que não têm tempo, conhecimento ou até mesmo interesse de atuar como síndico.

Pense na seguinte situação, quem você escolheria para cuidar do seu negócio: uma pessoa que aceitou a tarefa por obrigação e/ou pressão dos colegas ou um profissional que estudou gestão, administração e liderança, e ainda traz consigo uma bagagem de experiências no setor?

Quando um condomínio não tem moradores motivados e/ou qualificados para atuar como síndico, vale mais a pena deixar a responsabilidade nas mãos de alguém treinado e de confiança. Nesses casos, vale a pena para o condomínio contratar um síndico profissional.

Por não ter vínculo de moradia ou propriedade com o condomínio, o síndico profissional provavelmente será mais objetivo na hora de tomar decisões.

Também fica mais cômodo para os condôminos tirarem dúvidas, fazerem cobranças ou críticas, sem o medo de criar um clima ruim no dia a dia do condomínio.

Por que contratar sindico profissional para o seu condomínio

Como citado, a manutenção de um condomínio é um verdadeiro desafio e nem sempre os moradores estão dispostos a exercer esse importante papel. Por isso, contratar um síndico profissional pode ser uma tarefa importante. Abaixo apresentamos algumas informações para que tornem essa decisão importante uma ótima escolha.

1. Qualificação

Os condomínios têm se tornado  complexos e com demandas cada vez maiores, por isso, o primeiro benefício que um síndico profissional trás para o seu condomínio é a sua qualificação profissional.

O Síndico Profissional é um trabalhador que se especializou para gerenciar condomínios. Seu condomínio vai contar com um profissional altamente capacitado para realizar todas as demandas e necessidades dos moradores.

2. Disponibilidade

O síndico morador pode até ser uma pessoa muito voluntariosa, que dedica o seu tempo livre para organizar o condomínio, mas na maioria das vezes, essa pessoa conta com outro emprego e não consegue se dedicar inteiramente ao prédio. Diferente do síndico profissional, cuja função é dedicada e exclusiva para a rotina do condomínio.

Ele está disponível em tempo integral para resolver os problemas, fiscalizar obras, montar o planejamento do condomínio, cuidar da saúde financeira e ouvir as necessidades dos moradores.

3. Ferramentas

Por se tratar de um especialista em gestão de condomínios, o síndico profissional terá a seu dispor as melhores ferramentas de gestão e acompanhamento do condomínio. Normalmente, em seu arsenal de ferramentas existem aplicativos para comunicação com os moradores, softwares de gestão financeira, e planilhas de acompanhamento do dia a dia do prédio.

4. Gestão de pessoas e conflitos

Outra vantagem de contar com um profissional para gerir o condomínio é que ele é especialista em resolver e mediar conflitos entre os moradores. Esse profissional conhece as melhores técnicas para resolver problemas e está sempre procurando que o desejo de todos os moradores seja atendido.

5. Transparência na gestão

Um dos maiores benefícios de contratar um síndico profissional é a transparência nas contas e ações do condomínio.

Uma das principais responsabilidades desse profissional é realizar uma gestão transparente e que preze pelo bem da saúde financeira do prédio em primeiro lugar. Por isso, ele procura sempre manter todos os moradores cientes da situação financeira e realiza ações e investimentos planejados.

Um plus que muitos profissionais têm buscado para sua gestão é oferecer ainda mais transparência nas contas do condomínio através de uma administradora digital.

Esse modelo de administração oferece acesso às contas e situação financeira para todos os moradores, que podem acompanhar digitalmente todas as movimentações, facilitando a vida de todos.

Nos próximos posts iremos falar um pouco de uma administradora que trabalha conosco e é inteiramente digital! Ela atende seus clientes em qualquer lugar do Brasil por videoconferência, aplicativos e gerenciamento aberto através do site. A Condominizando, já está a frente dessa tecnologia que facilita demais a vida de todos ainda mais de um condomínio.

6. Planejamento

E por fim, uma das responsabilidades do síndico é realizar o planejamento do condomínio. É ele o responsável por listar as demandas e necessidades dos moradores, elencar prioridades, criar um plano de ação, definir prazos e acompanhar o andamento das atividades.

Quando seu condomínio conta com um síndico profissional, garante que uma pessoa altamente qualificada e especialista elabore esse planejamento. Isso é extremamente importante para que todas as demandas sejam priorizadas de maneira correta e o andamento dos projetos seja acompanhado de perto.

Informações retiradas do site: https://blog.townsq.com.br/sindico-profissional-o-que-e-e-como-trabalha/