Empreendimentos residenciais têm adotado, além das estruturas de lazer comuns, lavanderias coletivas, reduzindo o consumo de água e energia do condomínio.

Não é segredo pra ninguém que máquinas de lavar roupas são uma das principais consumidoras de água em nossas casas. E é pensando nisso que os novos empreendimentos residenciais têm adotado, além das grandes estruturas de lazer comuns, lavanderias coletivas, algo bem comum em outros países e que vem ganhando cada vez mais destaque nos empreendimentos brasileiros, reduzindo o consumo de água e energia do condomínio.

O gasto mensal com lavagem de roupa doméstica em um condomínio de 150 unidades pode chegar até 1.440 litros de água para cada apartamento, totalizando 216 mil litros para todo o condomínio.

Nessas mesmas condições, com um sistema de lavanderias coletivas, esse consumo cai em cerca de 60% por apartamento, o que significa que, considerando uma adesão de 100% dos moradores, o condomínio inteiro reduz o consumo mensal de 216 mil litros para 90 mil litros.

E mesmo com a adesão de apenas metade dos moradores, o gasto com água pode diminuir significativamente, gerando menos custos para o orçamento do condomínio e garantindo praticidade para o dia-a-dia dos moradores que optarem pelo sistema.

E, além de facilitar a tarefa doméstica, as lavanderias coletivas se transformaram em verdadeiros espaços de convivência.

Um local onde os vizinhos têm a oportunidade de se conhecer, jogar conversa fora e até trocar dicas de limpeza e conservação das roupas enquanto aguardam o processo de lavagem e secagem, a exemplo do que ocorre nas lavanderias americanas.

Esse fato é tão representativo que os projetos de alguns empreendimentos mudaram o ar de serviço desses espaços para trazer ao ambiente um clima aconchegante.

Como todo espaço coletivo, a administração da lavanderia comunitária fica a cargo do condomínio e, geralmente, é o síndico quem gerencia a venda de ciclos para as máquinas de lavar.

Os custos variam de acordo com o empreendimento, mas prédios novos chegam a debitar da conta de condomínio entre R$ 5,00 e R$ 15,00 por ciclo.

E a previsão na planta não é determinante para a presença ou não das lavanderias coletivas nos condomínios. Prédios mais antigos, que não contam com esta melhoria, podem montar uma lavanderia com o apoio de uma empresa especializada.

Para tanto, basta ter espaço e um bom sistema de abastecimento e fornecimento de energia elétrica. As máquinas podem ser adquiridas, alugadas ou cedidas por determinado período e a fornecedora oferece ainda manutenção, assistência técnica e peças de reposição.

Será que essa ideia funciona para a economia de água do seu condomínio? Vale levar o assunto para a pauta da próxima reunião!

Matéria retirada do site: https://www.chavesnamao.com.br/mercado-imobiliario/lavanderias-coletivas/

Como já mostramos aqui, entregamos uma solução às lavanderias compartilhadas, proporcionando maior praticidade e controle na utilização das máquinas através do App Wash&Go, oferecendo um sistema de gestão eficiente da lavanderia.

Com o nosso app, não há necessidade de filas na lavanderia, efetuamos o agendamento das suas máquinas, controle dos gastos com o demonstrativo do extrato mensal, visibilidade de máquinas livres sem precisar ir até a lavanderia, entre outras funções!

Se interessou?

Entre em contato conosco através do e-mail: contato@washego.co.m.br ou WhatsApp: 11-94705-7420.

Fazemos instalação no Brasil inteiro!