Já ouviu falar da lavagem à seco?! Esse termo tornou-se popular, mas não são todas as pessoas que realmente entendem como esse processo é feito, quais as vantagens e diferenciais.   

E para explicar sobre esse processo de lavagem, tirar as dúvidas e listar em quais peças ele é indicado, confira o nosso conteúdo! 

Você sabe o que é lavagem à seco?! 

A lavagem à seco surgiu há algumas décadas, mas ganhou relevância e expansão no Brasil apenas em 2014, quando o país passou por uma crise hídrica e que exigia uma mudança de costumes visando a economia da água.  

Assim que chegou ao mercado, a lavagem à seco causou estranheza entre os clientes.  Mas mesmo parecendo um termo contraditório, esse processo é possível e recomendado em diferentes situações.  

O princípio da lavagem à seco é justamente não utilizar água. Nesse processo, as roupas são embebidas em diferentes solventes químicos, como percloroetileno e hidrocarboneto. A escolha do solvente ideal depende do tecido e cor da peça.  

Assim que as roupas são embebidas no solvente e incluídas na máquina, o equipamento começa o processo giratório de limpeza que pode levar entre 8 a 25 minutos. Nesse primeiro momento, a temperatura costuma estar entre 3ºC a 10ºC. 

Assim que a limpeza é concluída, o equipamento inicia o processo de centrifugação, no qual o solvente químico é evaporado para finalizar a lavagem. Essa etapa pode levar alguns minutos e a máquina pode chegar até 60ºC.  

Para quais peças essa lavagem é indicada?! 

Normalmente, as peças mais sensíveis tendem a ter como indicação a lavagem à seco. Entre elas estão: 

  • Peças de seda; 
  • Peças de camurça; 
  • Roupas sociais; 
  • Vestidos festa; 
  • Peças com renda ou bordado.  

E quais as vantagens dessa lavagem?! 

Uma das maiores vantagens desse processo de lavagem é manter a integridade da peça. Alguns tecidos, justamente por serem sensíveis, tendem a se deformar se levados a lavagem comum, por isso, essa opção é benéfica.  

Além disso, a lavagem à seco também evita que as peças encolham ou tenham uma vida útil muito curta. Mas vale sempre lembrar: antes de recorrer a essa opção, consulte a indicação na etiqueta do produto.  

E aí, gostou do nosso conteúdo?! 

Continue acompanhando o nosso blog e saiba mais sobre o mercado das lavanderias. Sempre postamos novidades, dicas e informações interessantes. E para conhecer melhor a Wash & Go, acesse o nosso site!