FAQ são as iniciais da expressão inglesa Frequently Asked Questions. Em português seria algo como “Perguntas frequentes”. É uma ferramenta utilizada para agilizar e otimizar o atendimento ao cliente nos principais sites, e-commerces e blogs.

É um dos métodos mais simples e eficientes de autoatendimento. Aplicada muito antes da popularização das lições de CX (Customer Experience) e dos chatbots, ela é considerada uma das primeiras metodologias de explicação para o atendimento.

Na verdade, a FAQ é um meio de informar determinado público, de modo que ele encontre o que deseja facilmente, sem a intervenção de um terceiro. No passado, as Perguntas Frequentes eram geradas até mesmo em um simples documento do Word.

Essa ferramenta para tirar dúvidas e informar sobre os assuntos que mais impactam um determinado público – os clientes, na maioria das vezes. Na FAQ, são encontrados os temas que causam maior problema para usuários e, por consequência disso, maior esforço da equipe de atendimento.

Portanto, as funções da FAQ ficam divididas em duas partes principais:

  • Informar sobre assuntos mais procurados
  • Aliviar o trabalho da equipe humana de atendimento

 

 

Esses são alguns passos fundamentais que devem ser seguidos para facilitar a utilizam das FAQs:

1 – Encontre os assuntos mais relevantes

2 – Encontre as perguntas de usuário

3 – Crie uma árvore de categorias

4 – Crie os conteúdos

Vamos listar mais motivos pelos quais o FAQ pode ajudar muito o dia a dia da sua empresa.

1. Facilita o seu trabalho e da sua equipe

2. Aproxima a empresa do público

3. Aumenta as vendas

4. Ajuda na fidelização dos clientes

5. Páginas de FAQ são ‘queridas’ pelos buscadores

A Wash&Go também tem sua página de FAQs, vocês já olharam se as dúvidas estão lá?

E caso tenha alguma sugestão ou dúvida, deixe no comentário para nós!