As etiquetas são itens fundamentais para a boa utilização das roupas, mas você sabia que além de importantes elas são exigidas por lei?! Conheça mais sobre elas e veja a relevância desse selo em suas peças. 

História da etiqueta

Antes de entender mais sobre a legislação das etiquetas, vale conhecer a história desse item. Acredita-se que o pioneiro em etiquetar produtos foi Charles Frederick Worth, um estilista inglês que viveu em Paris. 

Ele nasceu em 1825 e ainda hoje é conhecido como o criador da alta-costura. Inicialmente ele usou as etiquetas para indicar que as peças eram suas criações. Seu nome era aplicado no selo como uma marca registrada. 

A partir daí outras marcas começaram a incluir esse item em suas roupas. Com o passar das décadas, outras informações passaram a fazer parte da etiqueta, tornando esse selo obrigatório em todas as peças atuais. 

Obrigatoriedade da etiqueta

Hoje em dia no Brasil, as etiquetas devem fornecer uma série de informações legais. A legislação exige diferentes cuidados para esse item. Veja quais dados devem estar nos selos atuais:

  • Características do produto (especificações e composição);
  • Informações do fabricante (como razão social e CNPJ);
  • Cuidados importantes (como lavagem e secagem corretas).

Também vale ressaltar que existe uma determinação quanto a maneira como as informações são organizadas na etiqueta. Os símbolos com os cuidados especiais têm regras definidas e devem estar em conformidade com a Norma NM-ISO 3758:201.

Toda essa regra de etiquetagem está prevista no Código de Defesa do Consumidor, o CDC. Caso o fabricante não cumpra as determinações, o Instituto de Pesos e Medidas, o IPEM, pode multar a loja e, inclusive, recolher as peças. 

Gostou desse assunto?!

Para você continuar acompanhando todas as dicas e conteúdos exclusivos sobre o mercado das lavanderias, não deixe de visitar regularmente o nosso blog. Estamos esperando por sua visita!